Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Academia e Extensão
  3. Concurso Humberto Santos Pontes de Esparguete 2023

Concurso Humberto Santos Pontes de Esparguete 2023

Ficheiro com o nome: cabecalho_pontes_2023

Transmissão on-line»

1. Apresentação
A XXI edição do Concurso “Humberto Santos” de PONTES DE ESPARGUETE (CPE 2023), evento organizado anualmente pelo Departamento de Engenharia Electromecânica, realizar-se-á a 29 de novembro de 2023, na Faculdade de Engenharia.
Este evento pretende incentivar as capacidades científicas e criativas dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na sua formação, no projeto de uma ponte de treliça executada com esparguete.
É solicitado a todos os concorrentes a inscrição prévia no evento até 27 de novembro de 2023.

A inscrição deve ser realizada por envio de email com essa intenção para dem@ubi.pt.

2. Objetivos
O principal objetivo deste concurso visa aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a procura de soluções engenhosas no projeto de pontes de treliça fazendo uso de um material tão comum e acessível como o esparguete.

Este evento serve também o propósito de envolver alunos da comunidade ubiana assim como de escolas do ensino secundário, proporcionando um meio de divulgação de uma das dinâmicas do processo ensino/aprendizagem na Faculdade de Engenharia.

3. Programa
Existem duas categorias a concurso: “Resistência” e “Estética”

  • Resistência – a que suporta a maior carga possível. Até ao momento carga máxima suportada no concurso foi de 167 kg.
  • Estética – uma ponte que cumpra este regulamento e seja arquitectonicamente agradável. Como hoje em dia o design/estética de uma ponte não pode ser dissociado da carga a suportar, as pontes a concurso na categoria "Resistência" encontram-se automaticamente inscritas na categoria "Estética".

 

 

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.